Correspondências de Palavras-chave no Google AdWords – Ampla, Ampla Modificada, Frase, Exata e Negativa

Quanto mais exploramos o AdWords mais vemos como ele é uma ferramenta completa. Definir quais palavras-chave usar e conhecer bem os tipos de correspondência de palavras-chave pode tanto retornar  ótimos resultados, se bem aplicadas, como torrar seu orçamento do dia para a noite, se não forem selecionadas com sabedoria.

Atualmente há 5 tipos de opções de correspondência de palavras-chave: ampla, ampla modificada, frase, exata e negativa. Abaixo você confere cada uma delas e alguns exemplos. Mas antes de darmos continuidade a explicação precisamos ressaltar uma coisa. Quando inserimos uma palavra-chave com correspondência específica é preciso colocar o símbolo equivalente a cada uma delas. Por exemplo, a palavra-chave ampla não precisa de nenhum símbolo, a ampla modificada precisa do + antes da palavra, já a correspondência de frase precisa de aspas e a exata precisa de colchetes. Já a palavra-chave negativa, precisa de um sinal de menos antes da palavra-chave.

Correspondência Ampla

As palavras-chave de correspondência ampla possuem um volume de pesquisa muito alto, pois nela estão inclusos pesquisas com erros gramaticais, sinônimos, plurais e termos complementares.

Por exemplo, se alguém faz uma busca usando o termo roupa importada pode ser que os resultados retornem assim:

Termo Buscado Termos que podem aparecer
Roupa Importada Comprar roupas importadas
Site de Roupas importadas
Comprar roupa importada
Roupa importada para bebe
Vender roupa importada

 

Ampla Modificada

A correspondência ampla modificada é o meio-termo entre a ampla e a de frase. Em tese, ela retorna mais resultados que as palavras-chave de frase e garante mais controle que as amplas. Como já dito, basta adicionar o símbolo (+) na frente da palavra. Esta correspondência mostra variações aproximadas, podendo ser em qualquer ordem.

Termo Buscado Termos que podem aparecer
+Roupa +Importada Roupa importada
Roupa importada para bebe
Roupa importada online
Roupa masculina importada
Roupa infantil importada

 

Correspondência de Frase

Essa correspondência pode exibir variações aproximadas e também incluir palavras adicionais antes ou depois dela. Exemplos de palavras que podem vir antes ou depois se alguém pesquisar por “roupa importada” :

Termo Buscado Termos que podem aparecer antes:
“Roupa Importada” preço de roupa importada
comprar roupa importada
Termos que podem aparecer depois:
roupa importada para revenda
roupa importada barata

 

Correspondência Exata

A correspondência exata é a mais limitada de todas, sendo assim é normal que o volume de buscas seja baixo. Ela é ideal para ser usada por quem está anunciando produtos específicos, como por exemplo, com número de série ou código. Ela só irá exibir anúncios para quem fez a busca usando exatamente a palavra-chave que aciona o anúncio, porém é possível configurar na campanha para que erros gramaticais, plurais e pequenas variações sejam exibidos.

Termo Buscado Termos que podem aparecer
[Roupa importada] Roupa importada

 

Correspondência Negativa

Além das 4 correspondências de palavras-chave que vimos existe a palavra-chave negativa, essencial para filtrar buscas indesejadas que acabam acionando o anúncio e gastando seu orçamento sem retornar conversões, separamos um post especial para esse assunto. Clique Aqui e confira.

Publicado em: Google AdWords