• 12 de julho de 2017
  • Leads

O formulário é o principal componente para captar leads em um hotsite ou landing page. Mas muitas pessoas erram ou exageram em quais informações solicitar ao visitante, e isso pode diminuir a taxa de conversão.

Os dados solicitados aos leads são importantes para verificar qual é o perfil do visitante do hotsite e também para fornecer informações suficientes para que a equipe de vendas consiga entrar em contato.

Ficou curioso para saber quais são as estratégias para criar um bom formulário? Veja a seguir!

Estratégias para criar um bom formulário para conseguir leads

1 – Não solicite informações sigilosas

Não solicite dados pessoais como CPF e RG. Esses tipos de informações, se necessárias, podem ser solicitadas no próximo passo do processo de vendas.

Além disso, esse tipo de solicitação pode assustar o visitante fazendo com que ele abandone a página e não conclua o preenchimento do formulário.

2- Evite criar formulários longos

Quanto mais objetivo e curto for o seu formulário, melhor! Afinal, o formulário é apenas o primeiro passo para iniciar um contato com o possível cliente.

Antes de criar um formulário, pense em quais informações realmente são relevantes para o seu negócio.

Se o formulário for muito longo, o lead pode desistir de preenchê-lo.

3- Foco para a oferta

Todo o conteúdo do hotsite é desenvolvido para convencer o lead a preencher o formulário. Já que esse é o seu principal objetivo, certo?

Por isso, não deixe de enfatizar no formulário o que está sendo ofertado, como o download de um e-book ou um contato com a equipe comercial.

Evite oferecer mais de uma oferta na página para não confundir o visitante. Utilize recursos gráficos como setas e caixas de texto que direcionem a leitura do visitante para o seu objetivo.

4- Perguntas objetivas

Evite colocar perguntas abertas em seu formulário. O ideal é sempre utilizar perguntas objetivas ou com opções de respostas bem definidas.

Uma dica é investir em formulários inteligentes. Assim, os dados do lead já são identificados e inseridos no formulário automaticamente caso ele já faça parte da sua base.Isso facilita o preenchimento e pode aumentar a sua taxa de conversão.

4 – Informações dos leads gerados

Procure uma plataforma ou uma empresa que crie um hotsite em que os leads gerados sejam enviados automaticamente para o e-mail da equipe de vendas. Quanto mais rápido você retornar para essas pessoas, maiores são as suas chances de fechar um negócio.

E não se esqueça de salvar todas as informações obtidas em um banco de dados.

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