A sua empresa já tem uma presença consolidada no offline, mas você não sabe como iniciar um posicionamento no digital? Leia esse artigo e descubra agora mesmo!

O posicionamento é a forma como você quer que seu público-alvo veja a sua marca. E antes de começar qualquer tipo de campanha, até mesmo no digital, precisa ser realizado um planejamento.

A partir do planejamento, você pode identificar e promover os pontos fortes do seus produtos e serviços, aperfeiçoar os pontos de melhoria,  elaborar vantagens competitivas em relação aos principais concorrentes e identificar quais são as melhores estratégias para começar uma presença no digital.

Os dois principais itens para se criar um bom planejamento é estruturar objetivos bem definidos e criar um conteúdo de qualidade e relevante para seu público-alvo em todas as campanhas. E ao contrário do que muitos pensam, o posicionamento digital exige técnicas e práticas diferentes do offline.

No digital, os usuários podem interagir diretamente e em tempo real com as marcas, diferente dos meios tradicionais.

Agora que você já sabe da importância de planejar um posicionamento no digital, veja a seguir algumas dicas.

Dicas para criar um posicionamento no digital

  • Autoavaliar

Antes de iniciar o planejamento, o recomendado é que seja avaliada a atual situação da empresa, como os pontos fortes e fracos, e também o segmento de mercado.

Qual é o diferencial da sua empresa? O que precisa ser melhorado? O que seus concorrentes estão fazendo? Você consegue identificar alguma oportunidade no seu segmento de mercado?

  • Onde quer chegar?

É nessa etapa do planejamento que você precisa definir os seus objetivos no meio digital. Aumentar o reconhecimento da sua marca? Estreitar o relacionamento com seus consumidores? Atingir um público-alvo mais jovem?

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem vários outros. E são esses objetivos que devem servir como norte para a criação das estratégias.

Outro item muito importante é o estabelecimento de prazos. Em quanto tempo você quer atingir o objetivo X?

E não se esqueça de sempre verificar se os objetivos foram alcançados. O aspecto mais interessante do planejamento é que você pode adaptá-lo de acordo com as oportunidades que você encontra no dia a dia.

Você também pode analisar seus concorrentes para verificar quais estratégias ele estão utilizando, e assim criar novas e melhores para a sua marca.

  • Como chegar?

Nessa etapa do planejamento existem dois principais focos: público-alvo e canais.

Faça uma análise do seu público-alvo para descobrir quais são as necessidades, perfil e expectativas. Quanto mais você conhecer seu público, mais fácil será inserir sua marca no digital.

Por exemplo, se a sua empresa é focada em B2B, então uma ótima opção é investir no Linkedin. Se for para jovens, Facebook e Instagram.

A partir do perfil do seu público, você pode traçar que tipo de linguagem usar. Mas não se esqueça de levar em consideração como é a sua marca no offline.

Existem diversos meios para começar um posicionamento no digital. O principal deles são as redes sociais, blogs, e-mails marketing e Google AdWords.

O sucesso do seu planejamento no digital também estará diretamente atrelado ao conteúdo divulgado. Desenvolva conteúdos de qualidade em diversos formatos como artigos, vídeos, e-books, promoções e etc.

Você também pode contar com a ajuda de um profissional de marketing digital para construir um planejamento com objetivos e estratégias personalizados para a sua empresa.

Aqui na Spiner, logo na primeira reunião de briefing, nossos profissionais coletam informações para traçar as melhores estratégias para o posicionamento no digital de cada cliente.  Entre em contato conosco!