Um dos primeiros ensinamentos que se aprende com o marketing digital na prática, é que não basta apenas estar na internet, isto é, não adianta somente ter um site ou páginas em redes sociais para que as suas vendas online disparem.

Faz-se necessário que haja toda uma campanha com um planejamento prévio, para que se possa aumentar as vendas online do seu negócio e atrair um número cada vez maior de clientes à sua marca a partir das estratégias de comunicação utilizadas no ambiente virtual.

E vender na internet é um dos principais objetivos de diversas empresas que estão atentas às tendências e preferências do mercado.

Por isso, preparamos este artigo para lhe dar algumas dicas sobre como você pode realizar uma campanha integrada de marketing digital visando aumentar as suas vendas online a partir do correto planejamento e execução das mais diversas estratégias à sua disposição.

 

Planejamento para aumentar as vendas online

Primeiramente, é indispensável reconhecer que o cliente não chegará ao site da sua empresa por acaso.

Para que isso ocorra, e que ele venha a se tornar um potencial consumidor da sua marca, deve-se entender que ele deve ser condicionado a isso, através do trabalho de marketing digital realizado pela sua marca.

Este trabalho pode ser realizado de diversas formas, mas, por enquanto, vamos considerar que colocar o seu negócio na primeira página do Google e a correta inserção da sua marca nas redes sociais, sejam alguns dos principais fatores que podem fazer com que você aumente as suas vendas online.

 

Aumentar as vendas online a partir do Google

Que o Google é o maior mecanismo de busca, todo mundo já sabe, mas ainda não são tantos os empreendedores que sabem como tirar proveito do site mais acessado no mundo.

Para aumentar as vendas da sua empresa a partir do Google, há basicamente duas formas:

SEO – é uma sigla que se refere a Search Engine Optimization, que consiste em um conjunto de técnicas internas e externas de geração de conteúdo para fazer com que alguma página do seu site fique melhor posicionada nos mecanismos de busca assim que determinada palavra-chave for pesquisada. Por exemplo: se você trabalha vendendo parafusos, pode ser através das técnicas SEO que você colocará a página do seu e-commerce como o primeiro resultado da pesquisa orgânica do Google quando alguém digitar que quer comprar parafusos na sua região.

Google AdWords – para que o seu e-commerce esteja na primeira página do Google, você ainda pode comprar anúncios através do serviço conhecido como AdWords. Adotar esta técnica de marketing digital permite que você crie landing pages imbatíveis, capazes de aumentar as chances de fazer com que um simples visitante do seu site se torne, efetivamente, um cliente da sua marca.

 

Outra opção de se investir no Google para aumentar as vendas do seu site é através do Merchant Center, que é capaz de colocar os produtos da sua marca no Google Shopping.

Redes sociais para aumentar as vendas online

Assim como estar na primeira página do Google para o seu ramo de atuação é extremamente importante para aumentar as suas vendas online, também é indicado que a sua empresa utilize ao máximo todas as potencialidades que as redes sociais colocam à sua disposição, incluindo publicidade como o Facebook Ads.

Nesse sentido, cabe dizer que é recomendado utilizar táticas capazes de aumentar o engajamento com o público que acompanha a sua marca no Facebook, Instagram, ou Linkedin, por exemplo, além de criar campanhas de publicidade bem segmentadas para levar potenciais clientes ao seu website.

Através das redes sociais, você tem a possibilidade de dialogar com o seu potencial consumidor, oferecer promoções, fazer com que ele esteja interessado no que a sua marca tem a dizer, gerando uma relação de proximidade e confiança com o seu potencial consumidor, o que vai facilitar o momento definitivo da compra.

Por isso, utilizar corretamente anúncios e páginas no Facebook, Twitter, Youtube ou demais redes sociais, pode ser extremamente benéfico no que diz respeito a aumentar as vendas online da sua marca.