A sua empresa já começou a investir em campanhas mobile? Ainda tem dúvidas se esse tipo de ação vale a pena?

Apesar de muitos donos de empresas e até mesmo profissionais reconhecerem a importância dos dispositivos móveis para o marketing digital, a grande maioria ainda não sabe como aumentar os resultados e maximizar as conversões nesse formato.

A seguir, você vai aprender diversas dicas de como otimizar as suas campanhas mobile. Veja!

Celular x proposta de valor

Com as diversas opções de planos de dados e modelos de aparelhos econômicos, cada vez mais os usuários estão conectados com as empresas 24h por dia nos 7 dias da semana.

E a partir disso, surgiu a grande necessidade das empresas de se adaptarem a esse novo cenário propondo novas experiências e estratégias de relacionamento.

Dica 01: Defina a proposta de valor que a sua marca quer transmitir para os seus clientes e potenciais clientes no mobile e compare com outras empresas do mesmo segmento para conseguir novas ideias.

Mas por que devo criar uma proposta de valor para os usuários no mobile?

De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pela Digby, 80% das pesquisas em celulares resultaram em visitas a lojas até 5h após a busca inicial e 85% resultaram em ligações. Ou seja, as buscam em dispositivos podem gerar ótimas oportunidades para o seu negócio, certo?!

E aí surge aquela grande dúvida… Se muitos consumidores utilizam os smartphones e tablets para pesquisar produtos da loja física, como explicar o aumento das compras em e-commerces?

O crescimento do uso dos celulares gerou o fenômeno “showrooming” que transforma lojas físicas em um espaço para a exposição de produtos e que depois são comprados online. Por isso, você deve adotar algumas medidas no varejo para equilibrar essas duas vertentes:

– Crie sua própria relação digital com o cliente em loja;

– Crie políticas e treine seus vendedores sobre como tratar solicitações para cobrir preços;

– Melhore sua proposta de valor para o cliente no showroom;

– Ofereça vantagens em compras feitas na loja e melhore a experiência do cliente;

– Considere a oferta de itens exclusivos para evitar a comparação de preços.

Qual a melhor ferramenta para campanhas mobile: site ou aplicativo?

Você já se perguntou se deveria criar primeiro um site ou um aplicativo para a sua empresa?

Os aplicativos são ótimas ferramentas para estreitar a relação com os seus clientes fiéis, porém, grande parte do tráfego será no site. Sendo assim, se tiver que escolher, opte por um site responsivo.

Dica 03: 57% dos usuários não recomendariam uma empresa com um site de baixa qualidade. Por isso, invista em um site responsivo para a sua empresa com conteúdo adaptado, navegação simplificada, imagens fáceis de carregar e transmita uma experiência única para os seus usuários. E só depois comece um aplicativo!

Quando for iniciar o desenvolvimento de um site, pense nos seguintes pontos:

– Descubra como os seus clientes interagem com o seu site;

– Veja exemplos do setor e tenha novas ideias de experiências mobile;

– Avalie a melhor opção de implementação;

– Periodicamente, avalie a qualidade do site para fazer novas melhorias.

Depois que o site estiver pronto e com muito tráfego, chegou a hora de pensar no aplicativo!

– Ofereça um aplicativo com entretenimento e utilidade. E não se esqueça de criar uma experiência única para o usuário;

– Crie um aplicativo que funcione em vários smartphones e tablets;

– Promova o aplicativo para aumentar a base de downloads;

– Faça constantes otimizações após a instalação.

Vale a pena lembrar que tanto o site quanto o aplicativo devem ser gerenciados por um profissional capacitado e com expertise. Hoje em dia, diversas agências já prestam esse serviço, assim como a Spiner.

Como o marketing deve adaptar ao mobile?

Aproveite todas as oportunidades e estratégias das campanhas mobile para atingir de forma certeira o seu público-alvo!

Entenda o horário, local e proximidade que os seus clientes pesquisam no mobile e utilize essas informações para otimizar suas campanhas e gerar novas frases de chamariz. Além disso, identifique como os dispositivos móveis estão gerando valor para a sua marca, como visitas a sua loja, ligações, downloads de aplicativos e muito mais.

E na hora de criar anúncios para campanhas mobile, você deve seguir esses conceitos:

– Interface simples: crie anúncios claros, intuitivos e com fácil navegação;

– Local: aproveite para estabelecer estratégias comuns entre o online e o offline;

Redes sociais: podem aumentar o branding e o engajamento dos seus clientes com a sua marca;

– Vídeo e animações: aposte em formatos interativos de anúncios para despertar o interesse dos seus usuários.

Essas foram as nossas dicas para aumentar os resultados em campanhas mobile. Outras informações sobre marketing digital você pode conferir em nosso blog!