• 25 de setembro de 2017
  • Leads

Uma das principais estratégias de marketing digital é a geração de lead. Mas você sabe identificar quando o potencial cliente está realmente preparado para a compra?

É muito comum encontrarmos donos de negócios questionando a qualificação do lead quando não conseguem fechar a compra do produto ou serviço naquele exato momento. Por isso, é importante saber que cada lead pode estar em um momento de compra diferente, e que eles podem ser classificados de acordo com três níveis de categorias, veja a seguir.

Níveis de categoria do lead

Os três níveis de categoria estão relacionados a dois aspectos que vamos explicar em breve.

  • Leads com intenção de compra (grande potencial): são aquelas pessoas que entram em contato já com a intenção de receber um orçamento e que compreendem o seu negócio;
  • Leads interessados mas que não estão no momento certo da compra: são potenciais clientes que querem saber mais informações sobre o seu produto ou serviço e demonstram um grande interesse, mas que no momento não podem fechar a compra.
  • Leads sem perfil e sem potencial de compra: usuários que não estão interessados no seu produto/serviço

Como saber se o lead está no momento da compra?

Para classificar o lead de acordo com os níveis que explicamos, é preciso analisar o perfil dos atuais clientes da empresa e a intenção de compra.

Ao verificar o perfil dos atuais clientes, é possível encontrar características semelhantes e traçar o perfil de um bom lead e também analisar a intenção de compra que o classificam como “Leads com intenção de compra (grande potencial)”.

O segundo nível de um lead é aquele que não está maduro o suficiente para fechar a compra naquele momento mas que demonstrou interesse. Nesse caso, a equipe de vendas terá que investir mais tempo para conduzi-lo ao longo do processo de compra, e ele também pode também entrar para a etapa de nutrição de uma campanha de Inbound Marketing.

Uma campanha de Inbound Marketing consiste em enviar e-mail informativos, e que conduzem o potencial cliente até o final do funil de vendas para realizar a compra. Para saber mais detalhes sobre Inbound Marketing, veja esse artigo de blog.

Um erro muito comum do time de vendas é descartar os leads que demonstram interesse mas que não estão no momento certo de compra. Lembre-se sempre: esses leads devem ser sempre aproveitados, já que podem se tornar clientes no futuro.

Agora que você já sabe identificar se o lead está pronto para a compra, veja outros artigos de blog relacionados a esse tema.

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