O processo de geração de leads até a venda de um produto ou serviço envolve diversos investimentos. E saber gerenciar de uma forma eficiente o custo de aquisição de cliente precisa ser uma das estratégias para qualquer tipo de negócio.

Veja a seguir o que é e como calcular o custo de aquisição de cliente.

O que é o custo de aquisição de cliente?

Ter um portfólio com muitos clientes ativos é o principal objetivo de todo dono de qualquer tipo de negócio. Quanto mais clientes, maior os resultados financeiros para a empresa.

E uma das métricas mais importantes para verificar se as suas estratégias de retenção de clientes estão trazendo resultados positivos é calculando o CAC (Customer Acquisition Costs), ou Custo de Aquisição de Cliente.

A partir desses dados, você pode melhorar o seu ROI (Retorno sobre investimento), otimizar suas campanhas e assim aumentar os lucros da empresa.

Como calcular o custo de aquisição de cliente?

Para calcular o CAC, basta dividir as somas dos investimentos em prospecção pelo número de clientes conquistados.

Mas o que são esses investimentos em prospecção? Considere todos os investimentos com marketing, publicidade e até de promoções que foram realizadas para ao longo de todo o funil de vendas, como a atração de visitantes, a nutrição dos leads e o fechamento da compra.

Nessa conta, não precisa incluir custos com a área administrativa, SAC e desenvolvimento de produto.

Confira uma lista de alguns investimentos em prospecção:

  • Salários da equipe
  • Comissões da equipe de venda
  • Treinamento de colaboradores
  • Aquisição de ferramentas e softwares
  • Anúncios

Para verificar se a taxa do CAC está evoluindo de forma positiva, compare com o LTV (Life Time Value), ou seja, o tempo de permanência do cliente na empresa.

Cada segmento ou tipo de empresa tem uma taxa de CAC diferente.

Em empresas que oferecem serviços, o ideal é que o custo de aquisição de cliente seja 3x menor que o LTV (Life Time Value), ou seja, o tempo de permanência do cliente na empresa. Já para empresas que vendem produtos, o CAC deve ser maior que o ticket médio gasto pelo cliente na compra.

O interessante de sempre analisar o CAC é que você pode fazer o cálculo com uma categoria de clientes específica ou com períodos determinados. E a partir disso, é possível identificar quais estratégias estão gerando mais resultados e fazer alterações nas que precisam ser otimizadas para aumentar a conversão.

Gostou da nossa dica de como calcular o custo de aquisição de cliente? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções de geração de leads.