Com os lances de custo por clique (CPC, na sigla em inglês), você paga a cada clique em seus anúncios. Para campanhas de lances de CPC, você define um lance máximo de custo por clique (ou simplesmente “CPC máx.”) que é o maior valor que você deseja pagar por um clique em seu anúncio (a menos que você esteja definindo ajustes de lance ou usando o CPC otimizado).

  • Seu CPC máx. é o valor máximo que você normalmente pagará por um clique. No entanto, frequentemente você pagará menos (às vezes, muito menos). Esse valor final que você paga por um clique é chamado de CPC real.
  • Se você inserir um lance máximo de CPC e alguém clicar em seu anúncio, esse clique não custará mais do que o valor do lance máximo de CPC definido.
  • Você escolhe entre lance manual (você escolhe seus valores de lance) e lance automático (permite que o Google defina lances para tentar receber o máximo possível de cliques dentro do seu orçamento).
  • O sistema de preços de CPC também é conhecido como pagamento por clique (PPC, na sigla em inglês).

Custo por clique (CPC) real

Seu custo por clique (CPC, na sigla em inglês) real é o valor final cobrado de você por um clique. Você geralmente recebe uma cobrança menor (às vezes, muito menor) do que seu custo máximo por clique (CPC máximo), que é o máximo que você normalmente pagará por um clique.
O CPC real é, com frequência, menor do que o CPC máximo. Isso acontece porque, no leilão do Google AdWords, o valor máximo pago por você será o mínimo necessário para manter a posição do anúncio e os formatos exibidos com ele, como os sitelinks.

Custo médio por clique (CPC médio)

O valor médio cobrado por um clique em seu anúncio. O CPC médio é calculado dividindo-se o custo total dos cliques pelo número total de cliques.

  • Por exemplo, se o anúncio receber dois cliques, um no valor de R$ 0,50 e outro no valor de R$ 0,60, seu CPC médio para esses cliques será de R$ 0,55.
  • O CPC médio baseia-se nos CPCs reais (o valor real que você paga por um clique em seu anúncio), que podem ser diferentes dos CPCs máximos (o maior valor que você deseja pagar por um clique).
  • Para ver seus valores de CPC médio, observe a coluna “CPC méd.” em uma das tabelas na guia “Campanhas”.