Possivelmente, já seria motivo o suficiente se apenas fosse afirmado que é favorável para a maioria das marcas investir em anúncios no Facebook (ou Facebook Ads), somente se os gestores tivessem a informação e conseguissem reconhecer que todos os seus clientes e prospects estão na rede social mais utilizada em todo o mundo e, desta forma, fazer esta opção de estratégia comunicacional apresenta-se como uma oportunidade de tornar a sua marca mais presente na vida das pessoas.
Porém, este é apenas um dos motivos para investir em anúncios no Facebook. E também é o mais conhecido. A seguir, iremos apresentar os passos iniciais para você investir em Facebook Ads, como estar no Facebook e estar posicionado de forma positiva na rede social, e, em seguida, será destacada a importância e a relevância que é para as empresas modernas utilizarem as ferramentas disponíveis na rede social para aumentar as vendas e a lucratividade, visando transformar curtidores em compradores.
O início: Estar no Facebook
Se a sua empresa ainda não conta no mínimo com uma página no Facebook, saiba que você está perdendo tempo e está desperdiçando uma excelente oportunidade de impulsionar o seu negócio e aumentar a sua lucratividade.
Não importa o segmento de atuação, qualquer empresa que busca aproximar a sua marca dos consumidores e prospects, ou ainda posicionar-se da forma mais favorável possível no cenário mercadológico atual, deve ter no mínimo uma página nesta rede social.
Também é de pouca valia se a empresa apenas tiver uma página no Facebook. Fazer com que a sua página tenha um relativo sucesso e que, desta forma, o trabalho de marketing digital realizado na rede social possa apresentar os resultados esperados, é indispensável que a sua página seja administrada regularmente, com textos e imagens que visem gerar o maior engajamento daquelas pessoas que acompanham a sua marca.
O Meio: Posicionar-se de forma correta no Facebook
O trabalho comunicacional realizado no Facebook deve ser entendido como uma ferramenta de divulgação da sua empresa e, sendo assim, ele se trata também de um canal oficial de comunicação virtual da sua marca.
Com isso, é indispensável que a sua página no Facebook, ou seja, o seu canal de comunicação dentro desta rede social, tenha em si uma série de estratégias que visem divulgar a sua marca da melhor forma possível para o maior número de pessoas e, assim, se consiga atingir ou até mesmo superar os resultados esperados.
Nesse sentido, investir em Facebook Ads apresenta-se como uma oportunidade para que mais pessoas venham a conhecer a sua empresa e os seus produtos e, a partir deste aumento do reconhecimento de marca, considera-se que fique muito mais fácil para que os seus seguidores na rede social venham a se tornar os consumidores dos produtos ou serviços ofertados pela sua empresa.
Investir em Facebook Ads
Facebook Ads é a ferramenta de anúncios do Facebook e consiste em uma estratégia de divulgação que permite que mais pessoas saibam da existência da sua página na rede social e, mais do que isso, reconheçam a sua marca como uma possível opção de escolha no momento da decisão de compra.
Um dos grandes diferenciais do Facebook Ads em relação a anúncios em outras plataformas, como o Google AdWords ou os tuítes promovidos do Twitter, é que ele utiliza todas as informações que tem disponível acerca dos dados socioeconômicos e das preferências de seus usários, fazendo com que você consiga direcionar o anúncio exatamente para aquele grupo de pessoas que considera que deva receber a sua mensagem.
Através deste exclusivo sistema de segmentação de anúncios, fica muito mais fácil fazer com que as empresas atinjam os resultados esperados para cada campanha comunicacional.
Além deste processo de segmentação, que lhe fornece a garantia de que o seu anúncio será visualizado exatamente por aqueles grupos de pessoas que formam o seu grupo de interesse, o Facebook Ads ainda se apresenta como uma estratégia de excelente custo-benefício, pois, comprar um anúncio no Facebook é muito mais barato do que em qualquer outra ferramenta de divulgação e, sendo assim, muitas empresas, principalmente as PME’s, já vem investindo e se beneficiando dos anúncios no Facebook.
Contudo, investir em anúncios no Facebook apresenta-se como uma oportunidade de investimento com retorno garantido, tendo em vista que é uma estratégia comunicacional que no mínimo vai fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca e, se a campanha de Facebook Ads for bem realizada, torna-se muito mais provável que aquela pessoa compre os produtos da sua empresa e, por fim, ainda há a possibilidade de compartilhar a sua marca para a sua rede de contatos.