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Ela apresenta a possibilidade de comercializar diretamente o seu produto para um cliente final, mas será que é indicada para o seu tipo de negócio? Será que a sua empresa conseguiria ter uma loja virtual? Para que você consiga responder a estas e a outras questões, desenvolvemos este artigo, ainda a fim de lhe ajudar a reconhecer se a sua empresa precisa ou não de uma loja virtual.

O Contexto

Com os dados de acesso à internet aumentando a cada dia mais, e o número de pessoas realizando as compras diretamente através dela crescendo, diversas empresas passaram a ter um site com a disponibilidade de e-commerce, ou seja, passaram a ter uma loja virtual para também vender os seus produtos.

É um mercado em constante expansão, e as empresas tem conseguido se aproveitar bem dele. Inclusive, há casos de empresa que fecharam as suas portas e passaram a comercializar os seus produtos apenas pela internet, por conta do baixo custo de manutenção e da ampla gama de vantagens oferecidas pela utilização deste serviço.

Vantagens da Loja Virtual

Cabe a cada empresário e a cada profissional de marketing decidir se a loja virtual é uma estratégia indicada para determinada empresa. Caso a sua empresa conte com a infraestrutura necessária para fornecer este serviço ao consumidor, esta é uma ferramenta que pode ser utilizada para aumentar os seus lucros.

Listamos abaixo algumas das vantagens de se ter uma loja virtual.

Economia: Você diminui os gastos com os colaboradores, com o aluguel, luz, água e demais taxas que tem em uma loja convencional.

Custo-benefício: Por um pequeno valor, cobrado pelos servidores da internet, você mantém a sua loja aberta 24 horas por dia, podendo comercializar os seus produtos em tempo integral.

Catálogo on-lineAtravés de técnicas publicitárias, você pode desenvolver um catálogo on-line com os seus produtos que seja ainda mais eficaz do que uma versão impressa.

FeedbackAtravés de relatórios de visitas a produtos, você consegue descobrir o que os consumidores estão procurando mais quando visitam a sua loja virtual, tendo assim, uma resposta sobre as necessidades do momento dos seus clientes.

Novos clientesAo ter uma loja virtual, você faz com que pessoas que não estariam presencialmente em sua loja, também possam consumir o seu produto, com isso, fazendo com que estas pessoas possam vir a se tornar novos clientes do seu negócio.

Objetividade: Muitas pessoas já acessam uma loja virtual sabendo o que procuram e realizam pesquisas em diversas lojas virtuais antes de efetivar uma compra na internet. Se o seu produto realmente for aquilo que o cliente procura, estiver exposto de forma correta em sua loja virtual e a sua empresa tiver a confiabilidade daquela pessoa, a sua loja virtual conseguirá converter visitas em compras.

Atenção para a infraestrutura do seu negócio

O grande risco a ser levado em conta na hora de optar por uma loja virtual é se a sua empresa conseguirá suportar a demanda que pode vir a partir dela. Na infraestrutura para o perfeito funcionamento de uma loja virtual, você precisa de um sistema para recepção dos produtos e de pessoas responsáveis pela logística para fazer com que ele chegue à casa do consumidor.

No caso da venda de produtos, não basta apenas que você receba o pedido dos usuários, é preciso também, que você tenha a disposição uma infraestrutura adequada para fazer com que aquele produto chegue intacto à casa da pessoa, ou seja, você tem que ter meios de transporte para fazer com que ela receba o que pediu virtualmente.

Além do transporte, você ainda tem que ter cuidado com o estoque, e constante atualização dele com a loja virtual, para evitar que alguma pessoa possa tentar adquirir algum produto que está em falta.

Então, se a sua empresa conta, ou pode vir a contar, com uma infraestrutura capaz de atender às demandas de uma loja virtual, seja esta demanda a nível regional ou nacional, conforme o seu tipo de negócio, investir em uma loja virtual pode ser uma boa opção para aumentar os seus lucros.