Você está aqui:

É importante que se saiba que os sites não são todos iguais. Eles se diferenciam conforme a sua estrutura, a sua concepção, as suas funcionalidades e o seu objetivo. A seguir, analisaremos os principais tipos de sites, para que você consiga decidir qual se enquadra melhor ao perfil da sua empresa e se ajusta melhor às suas necessidades.

Os tipos de sites:

Os sites podem se dividir em seis grandes categorias, são elas: institucional, informativo, portal, hotsite, logs e e-commerce.

InstitucionalSão aqueles sites que funcionam apenas para apresentar a sua empresa e os seus produtos. Os modelos mais simples deste tipo de site geralmente são divididos em quatro seções (home, quem somos, produtos e contato), sendo sites estáticos e apresentando poucas funcionalidades. Há modelos mais elaborados, que funcionam com gadgets e apresentam opções a mais para quem navega nele, e podem ser vistos como sites que posicionam muito bem a sua marca na internet.

InformativoÉ considerado informativo todo aquele site que mantém uma atualização constante de conteúdo, com seções como “notícias”, ou “novidades”, ou até mesmo um blog. Este tipo de site tende a ter um número maior de acessos, pois, quem gosta do conteúdo gerado em um site informativo, tende a voltar para acompanhar as outras novidades, então, pode ser uma boa ferramenta a fim de fidelizar o cliente.

PortalTrata-se de um conjunto de sites e só é recomendável para empresas que se separam em diversas marcas, que atuam em diversos segmentos, e que já possuem uma ampla história de mercado. Por ser um modelo bem elaborado, com dezenas ou até centenas de páginas, os portais tendem a oferecer grandes números de navegação, se bem divulgados.

HotsiteSão sites que funcionam por um curto período de tempo, e devem ser utilizados apenas se a sua empresa já possui um site. São recomendados para eventos, promoções ou datas especiais e outras comunicações que precisem de um suporte maior de divulgação. Geralmente, funcionam com integração à base de dados, e são ideais para a formação de mailing. Ainda são ótimas opções para se divulgar um produto ou serviço da empresa que mereça um destaque a mais.

Logs:  Tendo a possibilidade de ser um blog (onde são apresentados conteúdos em geral), flog (apenas fotos), vlog (apenas vídeos) ou audiolog (apenas áudios), os logs são ideais para complementar a comunicação expressa em qualquer site. Um blog tem como principal característica o alto nível do retorno de visitas. Ou seja, o consumidor que acessar o blog da empresa uma vez, se gostar do conteúdo, apresenta a tendência de retornar mais vezes.

Loja on-line (e-commerce)Com um site comercial, você pode disponibilizar a venda imediata do seu produto ou serviço através do e-commerce. Embora seja o tipo de site mais aconselhável para o varejo, os sites que disponibilizam o comércio eletrônico são ideais para os empresários que buscam aumentar as suas vendas diretas. Cabe salientar que para a empresa optar por uma ferramenta de venda como esta, ela precisa dispor de uma infraestrutura adequada para desempenhar o serviço.

Após todos esses tipos de sites e dicas de quais são mais aconselháveis para quais finalidades, você já deve conseguir escolher qual é o melhor tipo de site para a sua empresa. Lembre-se ainda que o site é um dos elementos mais importantes de sua campanha de marketing digital, então, é importante que haja o planejamento detalhado de como será o seu site, com que propósito ele funcionará, e quais serão as funcionalidades que ele deverá apresentar.